Pentatônicas na Improvisação – Módulo IV do Curso de Improvisação!
Você já deve conhecer as Pentatônicas, né?
A escala Pentatônica é uma das primeiras escalas que aprendemos quando começamos a estudar música. Muita gente acha que as pentatônicas são escalas para iniciantes, mas elas são muito versáteis e nesse módulo você vai aprender alguns macetes bem mais avançados! Podemos dizer que tudo começa e termina pelas pentatônicas! E no meio do caminho, também usamos muitas pentatônicas.
Bom, vamos lá!
A escala maior é formada por 7 notas. A escala pentatônica, como o próprio nome diz, é uma escala formada por 5 notas.
A escala maior é formada por T 2 3 4 5 6 7
A pentatônica maior é formada por T 2 3 5 6 (a penta maior não possui grau 4 nem 7)
A escala menor é formada por T 2 b3 4 5 b6 b7
A pentatônica menor é formada por T b3 4 5 b7 (a penta menor não possui grau 2 nem b6)
Você pode, inclusive, enxergar as pentatônicas como arpejos! Por exemplo: C pentatônica é o mesmo que o arpejo de C69 e C menor pentatônica é o mesmo que Cm7(11). O módulo IV do curso de Improvisação no Fica a Dica Premium vai abordar esse assunto em detalhes, além de algumas aplicações alternativas para o uso dessas escalas e alguns “macetes” bem bacanas!
Enquanto você não vai lá no curso assistir, fica uma dica do Nelson sobre pentatônicas!
Nesta dica ele mostra como aplicar as escalas pentatônicas cromaticamente em uma cadencia em quartas (II V I). Parece complicado, mas não é. Assista, se divirta e depois comente aqui o que você achou.
Se você ainda não é aluno, inscreva-se agora no www.ficaadicapremium.com.br! Enquanto isso, você pode experimentar gratuitamente todo o conteúdo do site por 7 dias!
E lembre-se que, além de entrevistas do Nelson Faria com grandes nomes da música, tem um montão de dicas como essa no canal do Um Café Lá em Casa, na playlist Fica a Dica!
Bons estudos!
0 respostas em "Aplicações das escalas pentatônicas na Improvisação"